Bebida Alcoólica e candidatura na política é pauta na Assembleia dos Bispos do Paraná
A Igreja Católica do Paraná, composta por 18 Dioceses e 2 Eparquias Ucraniano Católicas, formando assim, o Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), esteve reunida de 14 à 16 de março para sua Assembleia Anual.
Arcebispos, bispos (latinos e Ucranianos), e alguns bispos já eméritos, pensaram juntos algumas questões de relevância para as dioceses do Paraná, paróquias e comunidades. O encontro aconteceu na Diocese de Guarapuava, por estar completando em 2016, 50 anos de criação. “É uma alegria imensa acolher os irmãos e amigos bispos aqui, uma presença sempre estimulante que valoriza muito os trabalhos em nosso Regional”, comentou alegre, Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava.
Dos assuntos em pauta nestes três dia, os bispos falaram sobre, A Missão Beato Paulo VI, que está sendo realizada pela Igreja do Paraná na África, apresentando uma prestação de contas, a situação dos missionários e ainda, a campanha que chegará em algumas paróquias das dioceses, das 20 mil bíblias para a África, motivando todo o Paraná a ajudar, entrando em pauta também, o fortalecimento da Pastoral Indígena e a reestruturação da Pastoral do Imigrante.
Sendo um pedido do papa Francisco, que os processos de nulidade matrimonial sejam menos burocráticos e ajudem mais os casais a regularizarem suas situações, os bispo também tiveram como assunto, “O diálogo sobre os encaminhamentos da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade no Código de Direito Canônico (CDC).
Sendo 2016, ano eleitoral, a presidência do Regional propôs também o assunto da Cartilha Política,montada pela Igreja do Paraná, para este ano de eleições nos municípios.
Sobre esse assunto, os bispos também reiteraram serem contrários à candidatura de clérigos a cargos políticos, com a seguinte declaração:
“Será suspenso do Uso de Ordens, aquele que, por decisão própria, contrariar essa determinação em nossas dioceses. O mesmo acontecerá com o presbítero religioso, ainda que tenha o consentimento de seus superiores”. (Trecho da Declaração dos Bispos da CNBB, Regional Sul 2, sobre a candidatura de Presbíteros e Diáconos Permanentes que exercem o ministério pastoral no Estado do Paraná, sejam diocesanos, religiosos e pertencentes a Institutos de Vida Consagrada).
“Determinamos que nenhum presbítero ou diácono permanente, religioso ou diocesano possa sair candidato à cargo eletivo nessa próxima eleição municipal e que será suspenso aquele que contrariar”, reiterou o Presidente da CNBB Regional Sul 2, dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel (PR).
Os bispos também voltaram a afirmar e incentivar que seja abolido o uso de bebidas alcoólicas nas festas, almoços e em festejos das igrejas, para angariar fundos para as paróquias. “Exortamos a todos seguirem este ensinamento. Muitos testemunhos estão comprovando que até mesmo o resultado financeiro foi melhor que o esperado, do que quando feito com bebidas alcoólicas’, disse Dom Mauro, presidente do Regional.
Com base nisto, ficou à cargo de cada diocese, dentro de suas realidades, estipular as orientações e normatizações devidas quanto a esta prática.
Passando por grandes problemas financeiros, de clero e pastoral, agravados ainda com a morte do bispo Dom João Alves dos Santos, em 2015, a diocese de Paranaguá receberá uma ajuda financeira do Regional Sul 2.
“Aprovamos que, cada diocese do nosso regional ajudará Paranaguá durante um ano, com 1% de suas entradas”, disse em entrevista, dom Geremias Steinmetz, vice-presidente do Regional.
“Além do financeiro, a Diocese de Paranaguá passa por uma dificuldade quanto ao clero, gente para trabalhar e dificuldade pastoral, pois a divisão da diocese é intensa quanto a litoral e aquilo que é da serra. Para se chegar à algumas paróquias do norte da Diocese precisa-se passar por dentro Curitiba”, reiterou dom Geremias.
Dom Agenor Girardi, bispo diocesano de União da Vitória, participou também deste encontro, sendo sua primeira participação na Assembleia dos bispos do Regional Sul 2.
A Assembleia se encerrou ao meio dia do dia 16, ficando marcada a próxima Assembleia Anual, em março de 2017, na Arquidiocese de Maringá, que estará completando 60 anos de sua criação.
Pe. Marcelo S. de LaraCom Informações da Pascom Regional
0 comentários:
Postar um comentário